LOGISTICA
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARL ZEISS 4
3 LOGÍSTICA INTERNACIONAL 5
4 GESTÃO DE CUSTOS LOGÍSTICOS 6
5 FINANÇAS EMPRESARIAIS 12
6 CONCLUSÃO 13 7 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
A integração de todas as atividades logísticas, desde o pedido do cliente ao fornecedor, até a entrega ao consumidor final, permeada por serviços e informações que agreguem valor, é uma realidade no ambiente empresarial. No entanto essa integração exige iniciativas de gestão efetivas que contemplem não só a produção, mas também o relacionamento com clientes e fornecedores, visando parcerias estratégicas que beneficiem todos os componentes dessa cadeia logística.
Tendo como parâmetro os temas abordados nesse semestre do Curso de Logística, o texto a seguir buscou abordar temas relacionados aos custos, como: Armazenagem, Processamento de Pedidos, Transporte e Exportação do Produto Final.
A empresa escolhida para essa abordagem foi a Carl Zeiss Vision do Brasil. Com sede na Alemanha, a empresa atua no Brasil produzindo e exportando lentes oftálmicas para vários países.
A empresa apresenta uma série de processos de gestão de custos de produção e um processo de exportação que serão abordados e detalhados, pontuando os valores positivos e negativos de cada etapa do processo, bem como eventuais dificuldades encontradas ao longo do processo logístico.
2 CARL ZEISS
2.1 Sua História
A oficina de mecânica de precisão e óptica abertas pela Carl Zeiss em Jena, em 1846, teve um longo período de prosperidade durante seus primeiros anos. Com base nas excelentes realizações científicas de Erns Abbe, um entendido no campo da óptica, evoluiu gradualmente. O apogeu da empresa durou um século. A partição forçada da Alemanha, como resultado da situação política pós Segunda Guerra Mundial, resultou no desenvolvimento de duas empresas Zeiss. Após as mudanças políticas na ex