Logistica
Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que elas devem ser únicas. De fato uma idéia ser ou não ser única não importa. O que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer.
“A minha idéia é revolucionária, meu produto é único e não possui concorrentes, mas não posso falar do que se trata...”
Esse e um erro imperdoável dos empreendedores de primeira viagem. Idéias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes com certeza existirão.
Dez maneiras de criar grandes idéias para novos produtos.
1. Faça reuniões informais em que grupos de clientes se reúnem com engenheiros e projetistas da empresa para discutir problemas e necessidades e, por meio de brainstorming, tentem encontrar soluções potenciais.
2. Libere algum tempo para que o pessoal técnico possa desenvolver projetos próprios. A 3M libera 15 por cento de tempo.
3. Transforme uma sessão de brainstorming com clientes em uma rotina durante as visitas às fábricas.
4. Pesquise seus clientes: descubra o que lhes agrada ou não em seus produtos e nos dos concorrentes.
5. Faça pesquisa de observação com seus clientes ou convide-os para alguma atividade em que você possa obter dados, a exemplo da Hewlett-Packard.
6. Utilize sessões iterativas: um grupo de clientes, em uma sala, procura identificar problemas; um grupo de seu pessoal técnico, na sala ao lado, ouve e gera soluções por meio de braisntorming. As soluções propostas são então testadas imediatamente no grupo de clientes.
7. Faça uma pesquisa que analise rotineiramente publicações setoriais de vários países, procurando anúncios de novos produtos.
8. Trate feiras comerciais como missões de inteligência, em que você verá em um único local tudo o que é novo em seu setor.
9. Faça seu pessoal técnico e de marketing visitar os laboratórios de seus fornecedores e reservar um