Logistica
Com as constantes mudanças ocorrendo no âmbito empresarial, as organizações se depararam com a necessidade de reestruturação de seus processos, à medida que vem sendo adota por varias empresas na busca por redução de gastos, vantagens competitivas e a obediência das leis ambientais.
É a implantação da Logística Reversa, que tem a preocupação em fazer com que os materiais sem condições de ser reutilizados, retornem ao seu ciclo produtivo ou para outra indústria como insumo, evitando uma nova busca por recursos da natureza e permitindo um descarte ambientalmente correto.
O objetivo da pesquisa vem de encontro com o curso de graduação que realizamos na Faculdade Uniessa – “Tecnólogo em Logística”.
A Logística além de se preocupar com transporte, armazenagem, processos, movimentações e indicadores como nível de serviço, deve preocupar-se com o destino que se dá a todo insumo como: embalagens, material de unitização (filme strech por exemplo) e aparas de papelão, bem como com a destinação de produtos deteriorados e ou avariados, produtos eletrônicos sem conserto e/ou obsoletos e etc.
1 – LOGÍSTICA REVERSA
É a área da logística que se preocupa com o retorno das mercadorias ao ciclo de negócio, é um processo que pode ser divido em varias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por motivo de desistência ou defeito, e como finalmente maior se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil, principalmente os chamados eletro-eletrônicos e eletrodomésticos.
1. – LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS VENDA
Trata-se da administração do fluxo físico e das informações logísticas de bens de pós venda que já foi utilizado ou não, e que por algum motivo está sendo devolvido (Anexo I). Seu objetivo é agregar valor a estes produtos.
Classificam as devoluções em:
▪ Devoluções por garantia/qualidade: as quais apresentam defeitos de fabricação ou funcionamento, avaria na embalagem ou no produto - que na maioria das vezes