logistica
- ARTIGO 1 -
O presente texto foi extraído de artigo homônimo contido no livro “Gerenciamento de Projetos na Prática”, de Roque
Rabechini Júnior e Marly Monteiro de Carvalho (Organizadores), pela Editora Atlas.
Perspectivas da gestão de projetos
“1.1 As duas ondas na Gestão de Projetos
A área de Gestão de Projetos tem assumindo maior importância nas empresas, que têm passado por um processo de transformação, organizando-se para poder dar respostas eficazes e ágeis às questões ambientais e organizacionais.
Na década de 90, houve forte retomada em gerenciamento de projetos no Brasil e no mundo, e essa retomada pode ser vista em forma de ondas.
Na primeira onda, foram tratadas as questões básicas de gerenciamento de projetos. Nessa onda, proliferaram os cursos de treinamento fundamentais, houve maior atenção nas áreas básicas, com maior concentração na gestão do escopo e do acompanhamento de prazos e custos através do uso de cronogramas físico-financeiros, acompanhados de uso mais intensivo da tecnologia de informação na disponibilização das informações do projeto e na utilização de softwares aplicativos desta área.
Nestes aspectos, a primeira onda proporcionou maior eficiência às empresas no gerenciamento de projetos. O uso de técnicas e práticas ajudou-as no desenvolvimento de seus empreendimentos através de melhor eficiência na utilização dos recursos. Como diria Peter Drucker em seu Clássico artigo da Harvard (1963) sobre eficiência e eficácia, permitiu fazer as coisas de forma correta, mas isto tudo ainda é pouco; as empresas agora precisam de um gerenciamento de projetos profissional, sobretudo; para conseguir atingir seus resultados mais rapidamente, é preciso ser eficaz, ou seja, fazer a coisa certa.
A primeira onda criou o caldo de cultura necessário para o surgimento da segunda onda, o que é a gestão de projetos em âmbito organizacional. O desenho da segunda onda em gerenciamento de