Logistica
1) Qual a origem do termo underwriters e o que significa?
A origem do termo underwriters deve-se ao fato de que os homens ricos que pretendiam participar do negócio, assumindo parte dos riscos do transporte, assinavam a apólice um abaixo do outro, colocando a quantia que pretendiam cobrir.
No mercado financeiro, o underwriting ou subscrição ocorre quando uma companhia seleciona e contrata um intermediário financeiro, que será responsável pela colocação de uma subscrição pública de ações ou obrigações no mercado.
2) O que é necessário para que exista uma operação de seguro no comércio exterior e quem é o responsável pela contratação?
Para que exista uma operação de seguro no comércio exterior é necessário que ocorram dois fatos distintos, porém interligados, quais sejam, venda ou compra de determinada mercadoria e transporte internacional da carga.
Numa exportação ou importação de mercadorias é necessário que a condição de venda ou compra determine quem tem a responsabilidade de arcar com a contratação do seguro. Tanto pode ser o vendedor quanto o comprador da mercadoria, dependendo do Incoterms utilizado.
3) Qual o principal objetivo do seguro de transporte internacional?
O objetivo do seguro é fornecer à carga indenização, caso haja danos ou perdas durante a vigência do seguro, ou seja, visa sempre repor o valor do bem sinistrado, O seguro nunca deve ter como objetivo principal produzir lucros com relação ao bem segurado, muito embora isto possa ocorrer e um seguro neste sentido possa ser realizado.
4) Quais os itens que podem ser cobertos num seguro de transporte internacional?
Despesas incorridas pelo beneficiário relativas a todas as providências tomadas no sentido de evitar ou reduzir os danos que a mercadoria possa sofrer. Ele pode, além disso, cobrir muitas outras situações como despesas com vistorias de carga sinistrada, impostos, lucros esperados, guerras, greves, etc.