Logistica
Unidade II
Revisão: Alessandro - Diagramação: Márcio - 28/04/11 - 2ª revisão: Andréia - Diagramador: Jefferson - 05/05/11 // 3ª Revisão: Alessandro - Correção: Márcio - 30/05/2011
3 A abordagem clássica e a humanística
3.1 Teoria científica da administração
É considerado o precursor da eficiência na indústria, chamado de “pai da organização científica do trabalho”. Seus estudos foram primordiais para o desenvolvimento industrial no início do século XX. Nasceu em
Germantown, na Filadélfia, estado da Pensilvânia, em março de 1856.
Aos vinte anos, quando era capataz, iniciou‑se na aplicação de processos científicos e elaborou um novo método de corte rápido de aço, resultando no aumento da vida útil de ferramentas de corte por pelo menos três vezes mais tempo do que nos processos antigos.
Figura 19 – Frederick Winslow
Taylor (1856‑1915).
Apresentou os primeiros trabalhos, para a American Society of
Mechanical Engineers, em 1893. O estudo, que durou nove anos, denominava‑se A note on belting (Notas sobre correias).
Teve uma carreira vertiginosa na indústria, galgando, em seis anos de profissão, o cargo de engenheiro‑chefe. Partia da premissa de que o homem deveria ser persistente e realizar os serviços, mesmo que não o agrade. Como exemplo, obrigou‑se a aprender contabilidade, um trabalho que desgostava muito, porém, ele o entendia como imprescindível para a eficiência de uma operação industrial. Em 1911, publicou a obra Principles of scientific management (Princípios da administração científica), título que rapidamente ganhou fama mundial, sendo traduzido em diversas línguas poucos anos após a sua publicação.
Saiba mais
Na década de 1930, Charles Chaplin, consagrado diretor da era do cinema mudo, criou esta contundente e ainda atual crítica aos ditames da teoria científica.
Título do filme: Tempos modernos (Modern times, EUA, 1936).
Direção: Charles Chaplin.
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard.
87 min.,