logistica
Disciplina: Estratégia Executiva – Prof. Ms. Vagner Lima
Nome: Ana Carolina Andrade Dias Data: 18/11/2013
Case: Magazine Luiza – as vantagens do processo colaborativo
Na medida em que a Internet vem amadurecendo e se consolidando como um canal de apoio aos negócios, as organizações começam a fazer uso dela de uma maneira mais objetiva e inteligente, compartilhando as informações por meio da malha ou rede de negócios. Começa, então, a essência do ciclo colaborativo entre as organizações. A cultura de colaboração começa a ser mais bem entendida. A confiança mútua, definição de responsabilidades, estabelecimento de regras de negócios e objetivos comuns extrapolam as fronteiras de uma organização em busca do ganha-ganha e da excelência na satisfação do consumidor.
Traçando essa estratégia, o Magazine Luiza, uma rede de lojas do interior de São Paulo, resolveu colaborar com seus fornecedores para dar aos seus clientes consumidores um atendimento superior, demonstrando sua paixão e zelo pelo cliente na prática e não nas retóricas acadêmicas.
O Magazine Luiza, com sede em Franca, no interior paulista, é uma das quatro maiores redes de lojas de departamentos do Brasil. Em 2001, o faturamento bruto atingiu R$ 588 milhões – um crescimento de 8% em relação ao ano 2000.
A rede é composta atualmente por 112 lojas distribuídas em 89 cidades de quatro Estados do País – São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Do total de lojas, 85 são convencionais e 27 são virtuais.
Em 1992, a empresa lançou no Brasil um conceito pioneiro de comércio eletrônico: as lojas virtuais. Estabelecimentos sem produtos em estoque ou exposição, em que o cliente compra com a ajuda de terminais multimídia e de vendedores treinados.
Graças a esse pioneirismo, enquanto a maioria das empresas ainda engatinha com o comércio eletrônico, o Magazine Luiza possui a experiência de