Logistica
A transformação de pequenas empresas em exportadoras e buscando a competitividade no mercado internacional. 2 Introdução 2 Noções Básicas de Comércio Exterior 2 Problemas 5 Hipóteses 6 Objetivo 7 Justificativa 7
A transformação de pequenas empresas em exportadoras e buscando a competitividade no mercado internacional.
Introdução
O objetivo principal do projeto é capacitar às pequenas e às microempresas a transformarem suas empresas em exportadoras, buscando a internacionalização e incentivando cada vez mais neste processo.
A realidade no Brasil é que somente as grandes empresas trabalham intensamente com o comércio internacional. Queremos mostrar que as pequenas empresas também podem buscar o seu processo de internacionalização e trabalharem com eficiência e competência.
Para trabalhar com o Comércio Exterior temos que possuir consultorias e assessorias confiáveis, que saibam nos instruir e direcionar para a maneira mais eficaz e prática de driblar a burocracia brasileira. Cumprindo rigorosamente a legislação aduaneira e atendendo as exigências da Receita Federal.
Noções Básicas de Comércio Exterior
Para concretizar uma operação de comércio exterior é necessária a intervenção além das empresas exportadora (vendedora) e importadora (compradora), de outras empresas e organismos que participam diretamente na operação (figura 1).
Enquanto os fluxos físicos das mercadorias são tratados pelos operadores logísticos (empresas de transporte, empresas de armazenagem, operadores portuários e de forma geral, os transitários ou forwarding agents); os pagamentos são de responsabilidade das entidades financeiras (Banco Central de Brasil, bancos comerciais, empresas seguradoras, empresas de leasing entre outras); o controle das mercadorias é assegurado por empresas de inspeção e os processos administrativos pelas alfândegas e pelos despachantes aduaneiros.
De forma geral poderemos dividir uma operação de comércio exterior – importação ou