Logistica
PÓS-GRADUAÇÃO "LATO-SENSU" EM LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO
ELVIO RODRIGUES MODESRO
vantagem do indicadores de desempenho na gestão da cadeia logística
MARINGÁ
2013
ELVIO RODRIGUES MODESTO
vantagem do indicadores de desempenho na gestão da cadeia logística
Atividade Interdisciplinar referente as disciplinas de Sistemas Operacionais de Armazenagem; Redes de Distribuição e Qualidade; Logística e Tecnologia; Gestão de Estoques, Planejamento e Controle da Produção. Apresentada ao UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá, como requisito parcial da avaliação do módulo 43 - 2013.
MARINGÁ
2013.
1. INDICADORES DE DESEMPENHO LOGÍSTICOS
Segundo NEVES (2013), os indicadores de desempenho são métricas quantitativas que refletem a performance de uma organização na realização de seus objetivos e estratégias.
Na cadeia logística, os indicadores de desempenho prestam assistência na realização de atividade empresarial, assim auxiliando na gestão do nível de serviço prestigiando o ramo, esse processo envolve todo organograma de uma empresa, assim determinando a extensão, quantidade ou a medida de resultados envolvidos, favorecendo de forma positiva o setor logístico. Os indicadores de desempenho tem o objetivo de cumprimento de horários nas entregas, além de serem ágeis na presteza do serviço, como exemplo, tem-se a gestão de gerencia e administração, entre outros fatores, desta forma impactando nas metas e resultados estabelecidos. De acordo com PARDO (2012, pag. 65), esses indicadores podem ser classificados, quanto ao âmbito, como internos que monitoram o desempenho dos processos internos à empresa, ex.: giro de estoques, ruptura de estoque, e o externo, que monitoram o desempenho dos serviços prestados pelos parceiros fornecedores da empresa, ex. entregas realizadas dentro do prazo, tempo de ressuprimento do fornecedor, etc.
Abaixo, três indicadores de