lOGISTICA
A economia mundial tem observado um grande intercâmbio de produtos, pessoas e informações entre os países, com um número cada vez maior de participantes e de exigências quanto à rapidez e à qualidade, entre outros fatores. A globalização leva a uma maior competição nos mercados internacionais. Os países almejam ser cada vez mais competitivos e por isso, a busca por eficiência é constante, seja nos processos produtivos ou na distribuição e armazenagem dos produtos.
Damos o nome genérico de custo Brasil a um conjunto de problemas estruturais da economia e burocracia do País, que torna nossos produtos e serviços mais caros e menos eficientes, dificultando investimentos e o crescimento interno.
Não existe uma medida clara do que compõe o Custo Brasil, mas percebemos esse custo nas dificuldades enfrentadas pelas empresas com relação aos altos impostos e taxas, sistemas trabalhista, previdenciários e fiscais complexos e pesados, infraestrutura deficiente (por exemplo: rodovias, portos), corrupção e impunidade em diversos setores da sociedade, déficit público, taxa de juros elevada, dentre outros.
Todos esses problemas são ineficiências que contribuem negativamente para o processo produtivo no país, afetando a competitividade da nação como um todo. A busca por um melhor desempenho do Brasil no âmbito internacional e doméstico com certeza passa pela minimização de todos esses custos, o que faz com que a atuação do setor público se torne imprescindível.
1.1 Justificativa
Todo ano o Banco Mundial lança um trabalho denominado Doing Business. Índice que avalia as dificuldades encontradas por quem quer fazer negócio ao redor do mundo Em 2006 o Brasil ocupava uma colocação de 119 ª em 155 países. Agora em 2011 o Banco Mundial fez uma nova pesquisa e o Brasil agora ocupa a posição de 127 ª em 183 países. Essa classificação é muito ruim para o país. Enquanto o mundo cresce a uma velocidade de 100 km/h o Brasil cresce a 50 km/h. fator preocupante, pois um