Logistica
[pic]
LOGÍSTICA INTEGRADA
TRANSPORTES
Prof. Ricardo José Bordim
1. LOGÍSITICA INTEGRADA
➢ Antigamente, os produtos eram consumidos nos locais de produção devido à dificuldade de transportá-los ➢ Determinados produtos eram oferecidos em apenas alguns períodos do ano ➢ Esses fatores forçaram as pessoas a viverem perto das fontes de produção. ➢ Regiões da África e Ásia ainda hoje sofrem esse tipo de dificuldade ➢ Esse quadro ocorre por falta de sistemas logísticos bem desenvolvidos e baratos que possam encorajar a troca de mercadorias
A Logística Integrada despontou no começo dos anos 80 e evoluiu rapidamente nos 15 anos que se seguiram, impulsionado principalmente pela revolução da tecnologia da informação e pelas exigências crescentes de desempenho em serviços de distribuição, consequência principalmente dos movimentos da produção enxuta. O movimento da qualidade total e o conceito da produção enxuta trouxeram um conjunto de técnicas e procedimentos como o JIT Just in Time, o CEP Controle Estatístico do Processo, o QFD Desdobramento da Função Qualidade, o kanban e a engenharia simultânea. Embora ainda em evolução, o conceito de Logística Integrada já está bastante consolidado nas organizações produtivas dos países mais desenvolvidos, contribuindo para um grande avanço da qualidade e produtividade.
1. DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA
➢ Definição 1: O ramo da ciência militar que lida com a obtenção, a manutenção e o transporte de materiais, pessoal e instalações.
➢ Definição 2: Logística é o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes (Council of Logistics Management).
1.2 MISSÃO