Logistica
Macaubal é uma cidade de pequeno porte, com menos de seis mil habitantes, localizada no interior do Estado de São Paulo.
Como outras cidades brasileiras, seus resíduos sólidos foram durante muitos anos despejados às margens do rio da região, apesar da existência da coleta de lixo regular.
Decidida a enfrentar os sérios problemas ambientais decorrentes dessa destinação inadequada - principalmente com o aumento de volume nos últimos anos - a prefeitura, através de um trabalho conjunto das Secretarias de Obras, de Limpeza e de Educação contratou uma empresa (Biokratos) para elaborar um plano e sua execução: a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos. Sob tal perspectiva, adotou ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, baseadas em critérios ambientais e econômicos para coletar, tratar e dispor o lixo.
Toda a organização do gerenciamento teve a participação de diferentes atores da comunidade - Câmara Municipal, trabalhadores da limpeza urbana, educadores, lideranças religiosas e comunitárias, associações de classe da cidade e associações de moradores. Hoje estão envolvidas no projeto 15 pessoas da prefeitura e todos os professores das redes municipal e estadual de ensino. coleta regular e a seletiva atingem toda a cidade.
Estrutura:
Construção da Unidade de Triagem e Compostagem de Lixo
A Unidade conta com um galpão para recepção e administração, um galpão para prensa e baias, pátio de compostagem, estação de tratamento dos efluentes, célula de deposição do lixo hospitalar, poço semi - artesiano, aterro dos rejeitos inertes (couro, plásticos sujos, graxa e óleo, isopor, borracha etc.), além de pavimentação das vias internas, drenagem pluvial, paisagismo e cinturão verde (arborização).
Educação Ambiental
Simultaneamente à construção da Unidade de Triagem e Compostagem, foi desenvolvido um Programa de Educação Ambiental - “Educar Com o Lixo”. Para implementação do Programa, foi organizada uma equipe de