logistica
UNIDADE 4. ADM. DE SUPRIMENTOS DE MEDICAMENTOS E CORRELATOS
1. INTRODUÇÃO
Estamos na era da informação, registrando um crescimento considerável na utilização dos recursos tecnológicos com o intuito de estruturação dos processos produtivos organizacionais, a maneira da operacionalização dos seus serviços, o estreitamento da relação com seus clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Neste contexto a utilização da Tecnologia da Informação (TI) possui o propósito de melhorar o desempenho das organizações hospitalares, utilizando técnicas de processamento, armazenamento de dados e visualização das informações, utilizando ferramentas que possam possibilitar uma maior precisão na análise de dados substanciais para o gerenciamento e sustentabilidade do negócio da organização.
Desta maneira, diante da constante evolução tecnológica as organizações hospitalares precisam se modernizar, tendo como propósito atender as exigências da área da saúde. As organizações hospitalares de uma maneira geral apresentam um quadro de instabilidade econômica, de mudança nos conceitos em assistência médica com ênfase aos cuidados preventivos, de mudança na tecnologia médica e da necessidade da capacitação dos recursos humanos.
Por isso, a adaptação aos métodos de gerenciamento fundamentados em conceitos tecnológicos será bastante útil aos serviços hospitalares, no sentido de prover flexibilidade, qualidade, melhor aproveitamento dos recursos envolvidos e redução de custos. Mesmo não produzindo bens tangíveis, as organizações de serviços hospitalares geram produtos que possuem um custo, necessitam de qualidade, sofrem transformação da matéria-prima e são utilizados por clientes necessitados dos serviços na área médica, ou seja, necessitam de técnicas inovadoras e que promovam a qualidade nos serviços prestados.
Nas organizações hospitalares, cujas estruturas de operacionalização revestem-se de um alto nível de