logistica
• Planejar é entender como a consideração conjunta da situação presente e da visão de futuro influência as decisões tomadas no presente para que se atinjam determinados objetivos no futuro;
• Planejar é projetar um futuro que é diferente do passado, por causas sobre as quais se tem controle.
• Programar atividade de produção para garantir que os recursos produtivos envolvidos estejam sendo utilizados, em cada momento, nas coisas certas e prioritárias.
• Um bom processo de planejamento depende de uma boa visão adequada do futuro (previsão da demanda);
• Conhecimento fiel da situação presente;
Dinâmica do processo
A dinâmica do processo de planejamento – sempre contínua. Em cada momento, devemos ter a noção da situação presente, a visão de futuro, os objetivos pretendidos e o entendimento de como esses elementos afetam as decisões que se devem tomar no presente.
Horizonte de planejamento
É chamado de horizonte de planejamento o tempo futuro sobre o qual se tenha interesse em desenvolver uma meta, ou seja, o prazo em um período (anos) que serão alterados ou moldados a partir das minhas decisões tomadas hoje.
Período de replanejamento
É o intervalo de tempo que decorre entre dois pontos em que se dispara o processo. A definição do período de replanejamento depende diretamente do nível de dinâmica ambiental (interna e externa) da situação em análise. Quanto mais dinâmico /incerto o ambiente em questão, menor tende a ser o período desejável de replanejamento.
Planejamento hierárquico
Quando se analisam as decisões de operações, entretanto, nota-se que há uma infinidade de decisões que têm inércias diferentes e, portanto, requerem horizontes de planejamento diferentes. A visão do futuro de que o processo necessita e deve incluir diversos “sub-horizontes”. É necessário considerar um “sub-horizonte” de curto prazo para que a partir deste se tomem boas decisões de inércia pequena (como uma decisão de hora-extra), um “sub-horizonte” médio