logistica
Hoje sempre que um problema ocorre ou um processo precisa ser modificado, é consenso que envolver todas as partes traz melhores resultados na decisão. O brainstorming traduzido como “tempestade de ideias”, tem com objetivo gerar o máximo de ideias possível sobre um assunto durante um período de tempo, procurando evitar qualquer tipo de decisão precipitada.
Este é um método em que várias pessoas são envolvidas e podem fazer parte da tomada de decisão através da geração de ideias, que irá contribuir para solução de um problema ou melhoria do processo.
COMO FUNCIONA?
Reúne-se um grupo de pessoas envolvidas com um assunto específico, que deverão apresentar todas as ideias que lhe venham à cabeça;
Estas ideias serão anotadas à medida que forem sendo geradas;
Todas as ideias apresentadas deverão ser levadas em consideração, mesmo que num primeiro momento pareçam inúteis e sejam descartadas mais tarde, pois poderão trazer inspiração para novas ideias.
POR QUE UTILIZAR?
Faz com que o usuário esteja atento para o fato gerador do problema;
Proporciona aspectos que fazem com que as ideias sejam vistas de vários ângulos, o que facilita a melhor decisão;
Funciona como “lubrificante” num processo de solução de problemas, pois auxilia na identificação das causas mais difíceis de solucionar, principalmente se não são visíveis.
TIPOS DE BRAINSTORMING
Estruturado: onde todos os participantes do grupo expõem suas ideias através de rodadas, o que estimula a participação de todos, até mesmo das pessoas mais tímidas, mas também pode criar uma certa pressão sobre o participante, que praticamente é obrigado a expor suas ideias;
Não-estruturado: onde os participantes do grupo expõem suas ideias conforme vão surgindo, o que proporciona um ambiente mais relaxante, mas deve-se tomar o cuidado de não deixar os participantes mais extrovertidos dominarem o brainstorming.
PROCEDIMENTOS PARA UMA REUNIÃO DE BRAINSTORMING
1. Decidir e deixar claro o assunto que se