logistica
Uma boa fatia dos custos de produção é atribuída ao transporte de materiais dentro da empresa, no abastecimento das linhas de produção, no armazenamento de matéria primas e materiais em processo. Os dos transportes externos dos fornecedores e os de distribuição até o consumidor também oneram o custo final do produto. Portanto, um bom planejamento e uma boa administração de transportes buscam uma utilização econômica e adequada de equipamentos, materiais, energias, combustíveis, espaço e mão de obra.
10.1- Transporte Interno
10.1.1- Principais fundamentos do transporte interno
- Planejamento das Operações
- Execução adequada destas operações
- Utilização econômica do equipamento do transporte
- Obtenção do custo de transporte
- Manutenção
- Treinamento dos operadores de equipamentos
A) Planejamento - É necessário determinar o melhor método do ponto de vista econômico e técnico para a movimentação de materiais, considerando as condições particulares de cada operação. O melhor método escolhido passa a constituir o padrão. Devem-se padronizar os métodos de trabalho e o tipo de equipamento. Cada caso de movimentação interna exige uma técnica adequada que será função de:
- natureza do material (grão, peça, pó, líquido, gás,...),
- distância a ser percorrida (diretamente ligada ao consumo de combustíveis, energia e peças de desgaste),
- condições ambientais (temperatura, umidade, piso, espaço, ...),
- custo de mão de obra,
- custo do equipamento a utilizar (uso, amortização e manutenção),
- grau de urgência,
- grau de segurança, dentre outras.
A prática e a experiência acumulada consagraram métodos padronizados para a maioria dos problemas de movimentação. O setor industrial de fornecimento de equipamentos de transporte oferece um universo de tipos de máquinas e equipamentos., e se mostra acessível para sugestões e adaptações aos projetos de melhorias em