Logistica
O CONCEITO
Segundo José Carlos Assis Dornelas, o Plano de Negócios é um instrumento de orientação e consulta que permite o acompanhamento do desempenho da empresa através da análise dos itens que, agrupados, apresentam metas a serem atingidas, estratégias estabelecidas e rumos a serem tomados para obtenção de resultados positivos.
Em qualquer Plano de Negócios, existem três perguntas fundamentais que podem definir o sucesso ou o fracasso do empreendimento. Se o candidato a empreendedor tiver respostas bem definidas, a missão será um pouco mais fácil:
▪ Em que negócio você está? SEGMENTO ▪ O que você realmente vende? PRODUTOS OU SERVIÇOS ▪ Qual é o seu público-alvo? CLIENTES
Existem diversas metodologias para elaboração de um Plano de Negócios, porém a maioria se equivale, salvo um ou outro item que merece maior ou menor destaque de acordo com o segmento de negócio a ser escolhido. Particularmente, gosto de utilizar a metodologia proposta por Dornelas, cujo sumário tomei a liberdade de transcrever logo abaixo.
POR QUÊ ESCREVER UM PLANO DE NEGÓCIOS?
Basicamente para atingir os seguintes objetivos:
▪ Entender e estabelecer diretrizes para o seu negócio; ▪ Gerenciar de forma mais eficaz a empresa e tomar decisões acertadas; ▪ Monitorar o ambiente da empresa e tomar ações corretivas quando necessário; ▪ Conseguir recursos financeiros junto a bancos, governos, investidores, capitalistas de risco etc. ▪ Identificar oportunidades e transformá-las em diferencial competitivo para a empresa; ▪ Estabelecer uma linha de comunicação interna eficaz na empresa e convencer o público externo: fornecedores, parceiros, clientes, bancos, investidores, associações etc.
Apesar da dica, a elaboração do Plano de Negócios não é tão simples. É necessário fazer muita pesquisa, foco no cliente e, principalmente, paixão pelo que se faz. O restante se traduz em números que dependerão essencialmente da