logistica
A Logística, a Distribuição e o Transporte de Carga
A palavra Logística vem do grego “LOGISTIKOS” e do latim “LOGISTICUS”, ambos significando cálculo e raciocínio no sentido matemático.
O primeiro exército a utilizá-la foi o exército de Xerxes da Persa, filho de Dario, quando foi ao encontro dos gregos, no ano de 481 a.C utilizando mais de 3.000 navios de transporte para sustentar um exército de aproximadamente 300 mil homens.
Uma das grandes lendas na Logística e que até hoje inspira grandes empresas, foi
Alexandre o Grande, da Macedônia. Seu império alcançou diversos países, desde os
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0321303/CA
Bálcãs até a Índia passando pelo Egito e o Afeganistão.
Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros e contramestres, além da cavalaria e infantaria. Esses primitivos engenheiros desempenharam um papel importante para o sucesso de Alexandre, pois tinham a missão de estudar como reduzir a resistência das cidades que seriam atacadas. Os contramestres, por sua vez, operacionalizavam o melhor sistema logístico existente naquela época. Eles seguiam à frente dos exércitos com a missão de comprar todos os suprimentos necessários e de montar armazéns avançados no trajeto. O exército de 35 mil homens de
Alexandre não podia carregar mais do que 10 dias de suprimentos, mas mesmo assim, suas tropas marcharam milhares de quilômetros, a uma média de 32 quilômetros por dia contra 16 quilômetros de outros exércitos devido à dependência da tropa em levar os carros de boi para o transporte dos alimentos.
Posteriormente, já no século XVIII, o Rei Luís XIV criou a posição de “Marechal
General de Logis”, responsável pelo suprimento e pelo transporte do material bélico da tropa francesa.
O termo “Logistique” foi, futuramente, traduzido para o inglês “Logistics” e, a partir da década de 50, as empresas passaram a utilizá-la para satisfazer o cliente através da redução no prazo de entrega e