Logistica
Eletiva 1 - apostila n.º 1
PARTE 2
6 TAMANHO DO PROJETO
Determinar o tamanho do projeto pode ser uma questão simples, se o mercado for limitativo ou faltar financiamento. Isso porque o empresário ficaria restrito por seus recursos ou por uma demanda incomum. Superadas essas duas barreiras, o tamanho do projeto é o que otimizará lucros. É comum dizer que o mercado determina o tamanho. Na verdade, o que o mercado faz é sinalizar a capacidade de absorção do produto, ficando expostos diferentes tamanhos de projetos, que podem não ser o tamanho ótimo. Assim, há várias opções de grandeza do projeto, contribuindo decisivamente para a escolha de determinado tamanho apresentando dois conjuntos de variáveis: as de viabilidade e as de otimização.
Como variáveis de viabilidade há: a locacional, a engenharia, o mercado, a capacidade empresarial e a financeira.
A locacional tem relação com pelo menos duas questões: a densidade de transporte (relação custo de transporte da matéria-prima sobre o custo total) e a densidade de valor (diz respeito ao valor de venda do produto, dividido pelo seu volume). A viabilidade locacional dá-se, portanto, quando é baixa a densidade de transporte e alta a densidade de valor. A viabilidade mercadológica ocorre sempre que está caracterizado o déficit da oferta, tanto atual como futura ou potencial. A viabilidade administrativa existirá quando ficar demonstrada a capacidade de aporte de capitais próprios associada a de terceiros. A viabilidade técnica ou física tem relação com a escolha da tecnologia e a engenharia de produção.
As variáveis de otimização são duas: a de custo e a dos equipamentos. O tamanho ótimo, do ponto de vista do custo, é o que apresenta o menor custo médio, por unidade de tempo. Há de atentar-se para a questão das deseconomias de escala, uma vez que, depois de certo ponto, com a mesma planta ou com plantas maiores, a empresa pode ser