logistica
4 OPERAÇÕES/PRODUÇÃO
Nesta etapa do estágio analisa-se a parte que envolve as operações e a logística dentro do contexto organizacional. Em um primeiro momento trata-se do controle de estoque dentro da empresa estagiada, enfatiza-se um assunto de extrema importância dentro de qualquer empresa, que se refere ao estoque.
Segundo Oliveira (1999, p. 181), “o estoque representa o custo das mercadorias possuídas por uma empresa numa data específica”.
Entende-se o estoque como bens adquiridos pelas empresas, com a finalidade de serem revendidos, a Jack Som armazenam mercadorias destinando-as para objetivos futuros, sendo um destes objetivos, atender a demanda e possuir disponibilidade de mercadoria para atender a necessidade dos clientes no momento em que eles precisarem, pois é de extrema relevância para a empresa ter o produto que os clientes precisam.
Entretanto, não é conveniente as empresas possuírem armazenagem de produtos de forma exagerada uma vez que, a formação de estoques, gera custos. Assim, é essencial para todas as organizações saber prever a demanda e a oferta, para possibilitar o atendimento das necessidades dos clientes no momento certo, mas também possuir um estoque em uma quantidade ideal que não exceda os custos gerados pelo armazenamento.
Os estoques possuem diversas finalidades, destacando algumas delas compreende-se que um estoque bem definido e nas quantidades corretas, podem melhorar o serviço prestado pela empresa; uma vez que as quantidades estando adequadas podem ser consideradas fatores competitivos entre as empresas, considerando os clientes que precisam de um fornecimento imediato, ou até mesmo um ressuprimento de mercadorias em períodos mais curtos, a empresa que possui o estoque ideal conseguirá atender a necessidade do cliente e desta forma criará um vínculo de eficiência e atendimento de necessidades dos clientes, beneficiando a empresa quanto à visão dos consumidores.
Slack, Chambers e Johnston (2009, p.