Logistica
Prof. Rodolpho Ruiz
Acondicionamento e Embalagens
Agenda da teleaula
Embalagem: conceito Classificação das Embalagens Embalagens Ativas Fatores Chave
A embalagem é normalmente analisada sob dois enfoques: como meio de sensibilizar o consumidor, onde o foco principal está no marketing, ou como fator industrial, onde o foco está na logística.
1
Embalagem
Artesanal Balde Bandeja / Forma Bisnaga Bombona Caixa / Estojo Cartucho / LongaVida Descartáveis Envelope / Malote Filme Formados Frasco Garrafa / Pré forma Garrafão Lata Para Cosméticos Para Fármacos Pote Saco / Sachê / Flexíveis Sacola Tubo / Tripa / Canudo / Cápsula
Embalagem
Uma embalagem não pode ser apenas bonita, ela deve cumprir padrões de higiene, formatos, praticidade e segurança.
O design de embalagem agrega valor, adequando-se, de forma eficiente, às necessidades e expectativas do consumidor e definindo seu posicionamento correto no mercado.
É também, diferencial competitivo, pois através da inovação e da diferenciação, o design pode criar uma personalidade capaz de conquistar a fidelidade do consumidor.
2
Para a logística, a embalagem é item de fundamental importância, pois possui relacionamento com todas as áreas, e é essencial para atingir o objetivo logístico de disponibilizar as mercadorias no tempo certo, nas condições adequadas, ao menor custo possível, principalmente na distribuição internacional.
Há cinco critérios básicos para desenvolver uma embalagem: função, proteção, aparência, custo e disponibilidade. Tem-se prioridades diferentes de acordo com o tipo de produto que será acondicionado, e do tipo de embalagem, se para consumo ou industrial (transporte). É essencial que se verifique quais serão as condições de manuseio, armazenagem e de transporte as quais serão submetidas as embalagens. A falta de planejamento, ou um planejamento logístico deficiente podem levar à ocorrência de graves problemas, desde o aumento do custo por um