Logistica
Uma das idéias básicas da administração é a definição apresentada no início do primeiro capítulo deste roteiro: administrar é planejar, organizar, executar, liderar e controlar. Segundo essa definição, administração é um processo de tomar decisões agrupadas em quatro categorias, chamadas funções, cada uma delas um processo em si. Essa é a definição da escola do processo administrativo, ou enfoque funcional da administração. Essa escola ou enfoque define não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes, em termos dessas funções (processos).
Principios da Administração - De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos (família, negócios, governo), que sempre exigem algum de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Portanto todos deveriam estuda-la, o que exigiria uma teoria geral da administração que pudesse ser ensinada. Para responder a essa necessidade, Fayol criou e divulgou sua própria teoria, a qual começa por dividir a empresa em seis atividades ou funções distintas:
(1) Função Técnica – produção, manufatura (2) Função Comercial – compra, venda, troca (3) Função Financeira – procura e utilização de capital (4) Função de Segurança – proteção da propriedade e das pessoas (5) Função de Contabilidade – registros de estoques, balanços, custos, estatísticas (6) Função de Administração – planejamento, organização, comando, coordenação e controle
Fayol sugeriu que a função administrativa era a mais importante de todas e definiu cada um de seus componentes da seguinte maneira:
planejamento (previsão): examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo. organização: montar uma estrutura humana e material para realizar o empreendimento. comando: manter o pessoal em atividade em toda a empresa coordenação: reunir, unificar e harmonizar toda a atividade e esforço. controle: cuidar para que tudo se realize de