Logistica
Caso 1: Localização de produtos nos grandes armazéns e o uso da Tecnologia da Informação.
A evolução da tecnologia de informação nesses últimos 20 anos possibilitou ampla modificação do modus operanti de diversas organizações, trazendo impactos positivos sobre o planejamento, a execução e o controle logístico. Com isso, criou-se um ambiente favorável para inovações na área de logística, motivadas principalmente pelo grande aumento na complexidade das operações. Por isso, a TI torna-se um recurso inevitável para uma empresa moderna. Este avanço da TI nos últimos anos permite às empresas executar operações que antes eram inimagináveis, visando, sobretudo, obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva.
O desenvolvimento da tecnologia em conjunto com a internet fez aumentar a concorrência, a competição e a disputa entre mercados de maneira que não se fala mais em barreira intransponível, seja entre pessoas ou entre mercados. A tecnologia da informação (T.I.) passou a ser fundamental para o êxito de qualquer organização, pois ela possibilita o alinhamento estratégico dos negócios, trabalhando para assegurar o retorno do investimento em conjunto com a estratégia do negócio, agendamento de compras, suprimento, obtenção e contratação de prestadores de serviços ou fornecedores.
Neste sentido, a Tecnologia da Informação torna-se essencial em praticamente todos os aspectos da empresa moderna, uma vez que seu uso eficiente pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Ao mesmo tempo em que as empresas vêm buscando reduzir seus estoques e melhorar a qualidade de seu serviço, em um ambiente globalizado, a competitividade exige custos reduzidos e prazos curtos nos ciclos dos pedidos.
Portanto, pede-se:
1) Qual tipo de ferramenta é a mais adequada para a gestão de armazéns de grande volume e como esta funciona?
Resp. - WMS.
O WMS são softwares que recebem as informações