Logistica
A princípio o professor COLIN abordou o conceito de logística desenvolvida pelo Council of Supply Chain Management Profissional, e o conceito desenvolvido por ele e traçou um paralelo entre as duas definições. Ele desmembrou o conceito em partes onde ficou definida cada responsabilidade a ser desempenhada pelos elos presente na definição de logística, ao desmembrar cada parte da logística ficou fácil identificar e interpretar as atribuições pertinentes a cada elo que compõe o processo logístico.
A evolução dos processos logísticos não poderia ficar de fora, desta forma se fez uma breve explanação da logística ao longo dos anos, cada fase abordada de maneira objetiva por cada área que compõe a cadeia, suprimento, produção e distribuição, ao longo de cada ano foi comentado a evolução sofrida por cada área, onde nos anos 50/60 onde houve uma otimização das operações logísticas, nos anos 70 encontramos de certa maneira a integração entre as três funções da logística, já nos anos 80 a integração se fez presente entre as funções da cadeia logística, quando chega mos nos anos 90 a logística a sua integração transcende as estruturas físicas das organizações já visualizando um novo conceito em logística( SCM ). E nos dias de hoje os consumidores e os agentes reguladores indicam os futuros caminhos da logística.
Na Europa a logística esta em uma fase avançada em relação ao Brasil, como podemos observar nos altos investimentos realizados pelos países desenvolvidos em infra-estrutura, transportes, tecnologias de ponta, em redes de transportes principalmente no ferroviário e fluvial e a ampla utilização da intermodalidade entre os vários tipos de modais.
A logística chegou onde esta graças ao grande desenvolvimento tecnológico utilizado pelas grandes potencia, na frança podemos observa esta supremacia quando olhamos a grande preocupação em formar mão-de-obra qualificada na área