Logistica
Ao longo do nosso curso todos nós aprendemos que administrar é simplesmente, prever, organizar, comandar e controlar. E que também existem três campos básicos da administração que são: pessoal, material e financeiro.
A administração de materiais engloba toda a parte de execução e gestão de todas as tarefas de suprimentos, transportes e manutenção de material de uma organização, para assim definir uma qualidade, aquisição, guarda, controle e aplicação de materiais, para as atividades operacionais de uma organização seja ela, militar, industrial, comercial ou de serviços.
Os materiais são classificados de acordo com as necessidades da empresa e são separados seguindo alguns critérios, como por exemplo, o de utilização, que são o equipamentos, materiais de consumos, matérias primas e insumos; outro critério é o de valor econômico, não necessariamente o preço, mas sim a facilidade de compra, produtos nacionais e importados e a possibilidade de substituição, etc. E também o valor estratégico, que pode ser diferentemente classificados se sua utilização esta ligada a segurança nacional ou se sua existência esta ligada a escassez ou abundância.
Existem algumas técnicas básicas da administração de materiais, uma delas é padronizar os materiais em uso e a outra é o acompanhamento do ciclo de matérias, este que visa preparar e programar a introdução de materiais na organização, dessa forma evitando o desperdício de recursos, paralisação da empresa por falta de materiais e eliminação de estoques inutilizados.
O transporte seja ele interno ou externo, e a armazenagem de materiais são uma preocupação constante do administrador, assim pela padronização e planejamento deve reduzir a quantidade de materiais armazenados e aumentar a velocidade com que entra e sai dos locais de armazenagem, permitindo assim uma visão de consumos e aquisições.
Para uma organização atingir altos níveis de eficiência deve-se tomar algumas providencias, como, Organização & Métodos,