Logistica e tecnologia da informaçao
Logística e Tecnologia da informação (TI)
A tecnologia da informação (TI) em conjunto com a telecomunicação são os principais responsáveis por esta nova fase economia e por sinal muito competitivo, já que não só aumentou o número de clientes, como também o número de concorrentes. Licker (1997) observa que a TI habilitou a competição global, pressionado as empresas a pensar globalmente, em vez de meramente local ou regionalmente, e saliente que a competição global implica em desenvolver redes de informação, sistemas Inter organizacionais, e sistemas que podem trabalhar em qualquer lugar.
Segundo Leite (1999) a evolução da TI além de acelerada, tem influenciado fortemente os modelos de administração e gerenciamento dos negócios, e provocando mudanças significativas no comportamento das pessoas, tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. Para Licker (1997) a tecnologia influencia na forma de se competir, passando de economias de escalas e quantidade e economias de estilos e qualidade, visando mais o cliente.
Tecnologia da informação como vantagem competitiva na logística
As empresas dependem de informações precisas e cada vez mais on-line como o fluxo de materiais, Não basta apenas reduzir o lead time de fabricação. Se o material fica parado nas docas de recebimento ou expedição. O grande potencial de redução do lead time total é a troca de informações e de materiais entre empresas. Ai é onde as tecnologias da informação entram em cena, pois colocam à disposição da gerência informações confiáveis sobre o local exato dos materiais, afinal ninguém, nas empresas pode realizar bem o seu trabalho se as informações sobre a movimentação de materiais não se encontrarem disponíveis no momento exato e com precisão (MAZZEO,