Logistica e suprimetos
Existem algumas premissas (proposta que serve de base à conclusão) e paradigmas (modelo, padrão) relacionados à logística.
Dentre os paradigmas, destacamos o do custo total e da melhoria dos processos. E dentre as premissas, destacamos a do ressuprimento enxuto e da presença local.
1.2.1 Paradigma do Custo Total
O custo total é definido como todos os gastos necessários para desenvolver as atividades logísticas.
O conceito de custo total é baseado no inter-relacionamento dos custos de suprimentos, produção e distribuição.
A analise do custo total envolve a otimização dos custos totais de transporte, armazenagem, inventário, processamento de pedidos e sistemas de informação e do custo decorrentes de lotes, ao mesmo tempo, tem como perspectiva os resultados econômicos como um sistema que se esforça para minimizar os custos totais, enquanto alcança um nível desejado de serviço ao cliente.
Em um ambiente competitivo, há a necessidade de melhorar cada vez mais o nível de serviço, não só aumentando, mas preferivelmente reduzindo o custo total.
1.2.2 Paradigma da Melhoria de Processos
O papel da logística antigamente era entregar produtos, alimentar linhas de produção com matéria prima. Hoje ela se integra estrategicamente às operações com o objetivo de reduzir custos, melhorar a eficiência operacional e elevar a qualidade de serviço ao cliente. 1.2.3 Premissas do Ressuprimento Enxuto
O ressuprimento enxuto consiste na entrega de pequenas quantidades, com maior freqüência e no momento exato de sua necessidade.
A premissa do ressuprimento enxuto visa à redução de estoques, através de entregas mais freqüentes e diminuição dos lotes de compra e de fabricação.
É um conceito limitado, por considerar apenas as operações de abastecimento, que pode ser inadequado, por não avaliar