Logistica e suprimento conceito
É o processo de planejar, executar e controlar, eficientemente, a movimentação e armazenagem dos materiais, garantindo integridade e prazos de entrega aos usuários.
É o processo de planejar, implementar e controlar, eficientemente, a aquisição, a estocagem, a movimentação dos materiais e as informações relativas a estas atividades, desde o s desde o surgimento das urgimento das necessidades dos clientes (consulta ao Catá necessidades dos clientes (consulta ao Catálogo de Materiais) at logo de Materiais) at logo de Materiais) até o atendimento destas necessidades, finalizando com o descarte do descarte material requisitado, após sua utilização, a um custo mínimo.
Porque e para que empregar empregar?
Devido ao mercado extremamente competitivo as organizações não podem mais “bancar” estoques. Isso faz com que as empresas comprem com maior freqüência e com volumes reduzidos. Esta nova concepção SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia exige fornecedores comprometidos que possuam flexibilidade, encaixando suas produções de acordo com as necessidades do cliente. A compradora busca em seus fornecedores alguns requisitos básicos para que possa lhe atender conforme descritos na Figura 2:
REQUISITO DESCRIÇÃO
Parceria *Empresas parcerias para desenvolvimento de produtos e tecnologias;
Flexibilidade *Fornecedor flexível na linha de produção, adaptando-se as necessidades dos clientes.
*Fornecedor flexível na área comercial-financeira, revisando preços e condição de pagamento quando necessário.
Quantidade
reduzida por lote
* Pedidos tendem a ser repetidos com maior intensidade tendo a quantidade do produto reduzida por pedido. Não existe mais espaço para grandes compras. Ninguém na cadeia
“banca estoques”, nem o cliente, nem o fornecedor e muito menos o consumidor final.
Qualidade aliada a custo reduzido
* A organização compradora exige qualidade, mas isto já não é mais um diferencial, é sim uma