Logistica e armazenagem
Para se fazer o transporte adequado a cada tipo de mercadoria, deve-se levar em consideração fatores como peso, tamanho, tipo de material com o produto é feito e seu grau de fragilidade. Todos esses itens estudados em conjunto é que determinam qual o tipo de armazenagem, manuseio e transporte será adotado, a fim de que a mercadoria não sofra nenhum dano. No caso do transporte, outra questão a ser levada em conta é a distância do local de origem até o local de destino, sem contar os prazos de entrega.
Dependendo do local de destino e do tempo de entrega, a transportadora pode optar entre trabalhar com transporte terrestre, marítimo, aéreo ou ferroviário. No setor industrial, a taxa de frete a que os produtos são submetidos quando há deslocamento, muitas vezes, é uma fonte de preocupação porque afeta tanto os custos quanto a eficiência de produção. Além disso, a segurança é um fator importante, especialmente quando o transporte relaciona-se à movimentação de materiais sensíveis ou perigosos.
O manuseio e a armazenagem de material a granel, incluídos grãos, minérios e outros resíduos, envolvem equipamentos para mover produtos soltos, leves, pesados ou alfandegados. Geralmente, isso se faz com a utilização de equipamentos de maior escala, tais como elevadores, guindastes, empilhadeiras, e os containeres ou pallets de carregamento.
Existe um determinado número de filosofias a ter em