Logistica - tercerização
A terceirização consiste em transferir a terceiros a execução de tarefas que para a empresa não é mais vantajosa, no ponto de vista financeiro ou de qualidade, ou mesmo de especialidade.
Seu surgimento, a princípio, era focado nas áreas ditas de apoio, como: limpeza e conservação, manutenção de equipamentos, alimentação de funcionários, segurança. Hoje abrange outros segmentos como, assistência jurídica, contábil, tecnologia da informação, transporte, armazenamento de mercadoria, entre várias outras.
A contratação desses serviços faz com que se tornem desnecessários custos de manutenção com equipe própria, treinamento, salários, encargos, espaços ocupados dentro da empresa, gastos com equipamentos, processos trabalhistas, etc. Assim a empresa pode focar na qualidade de seus produtos e serviços para um bom atendimento aos seus clientes. Diante dessas características, este artigo tem como objetivo ressaltar os principais aspectos da terceirização, bem como suas vantagens e desvantagens.
1- INTRODUÇAO
Nos tempos atuais, devido a necessidade de criar vantagens competitivas com intuito de reduzir custos, aumentar sua rentabilidade e melhorar a qualidade de produtos e serviços oferecidos, utiliza-se dessa nova modalidade visando buscar fora tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim das empresas.
A qualidade nos processos logísticos representa um considerável fator de sucesso para os negócios quando as empresas possuem consciência de que a qualidade dos seus serviços é uma vantagem competitiva.
Este artigo pretende demonstrar a terceirização da logística, suas vantagens e desvantagens e os campos em que esta inserida, assim como a importância na escolha da empresa certa para realizar o serviço contratado.
2 – CONCEITUANDO A TERCEIRIZAÇAO
Queiroz (1998) define a terceirização de várias formas:
“É uma metodologia de motivação e fomento à criação de novas empresas, possibilitando o surgimento de mais empregos.”