Logistica reversa
1. INTRODUÇÃO 4 2. REFERENCIAL TEÓRICO 5 2.1. LOGÍSTICA REVERSA 5 2.2. LOGÍSTICA REVERSA NO BRASIL 5 2.3. A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA 7 2. 4. CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSOS 7 2.5. LOGÍSTICA REVERSA DOS BENS DE PÓS-CONSUMO 8 2.5.1. CANAIS REVERSOS DE BENS DE PÓS-CONSUMO 10 2.6. LOGÍSTICA REVERSA DOS BENS DE PÓS-VENDA 11 2.7. SISTEMA DE LOGÍSTICA REVERSA 13 2.8. PROCESSO LOGÍSTICO 14 3. METODOLOGIA 18 4. CONCLUSÃO 19 5. REFEREFERECIAS BIBLIOGRAFICAS 20
1. INTRODUÇÃO
A logística reversa vem despertando um interesse crescente nas organizações empresariais e nas pesquisas científicas, uma vez que torna possível melhorar o desempenho e a competitividade das organizações. O estudo dos canais de distribuição reverso se destacacomo uma nova área de estudo a logística corresponde o retorno dos bens de pós-venda e de pós-consumo ao ciclo de ciclo produtivo, por meio dos canais de distribuição reversos, agregando-lhes valor de diversas naturezas.
Para atender a uma demanda, cada vez mais exigente em termos de prazo e qualidade, o desenvolvimento desses canais de distribuição tem inibido a atenção que vem sendo dirigida à reintegração desses produtos ao ciclo produtivo, ou seja, ao seu reaproveitamento ou de seus componentes e materiais constituintes.
A Logística Reversa tornou-se evidente nos dias atuais. No Brasil, o problema é ainda mais grave, uma vez que somente agora os pesquisadores estão voltando os olhos para essa questão.
O processo logístico de uma empresa consiste na estruturação de todas as etapas envolvidas desde a matéria-prima e sua produção até o momento em que o produto se encontra nas mãos do consumidor final, fazendo com que a distribuição do produto seja ideal.
Porém, com a preocupação ecológica dos consumidores, a pressão exercida pela legislação ambiental e a busca constante das empresas por um posicionamento diferenciado no mercado fizeram com que a Logística Reversa se tornasse uma importante área