Logistica reversa
Curso Engenharia de Produção
Tamara Gonçalves Miranda
Metodologia da Pesquisa Cientifica
Logística reversa e sustentabilidade
Rio de Janeiro
19 de Abril 2013
Tema: Logística Reversa
Subtema: Logística Reversa e Sustentabilidade
Pressuposto: Um das maiores dificuldades na logística reversa é que ela é
Tratada como um processo esporádico, contingencial e não como
Um processo regular. Ter processos corretamente mapeados e
Procedimentos formalizados é condição fundamental para se obter
Controle e conseguir melhorias. É nas maiorias das empresas a Logística reversa ainda não é aplicada, devido vários problemas e dificuldade que a empresa tem em desenvolver um meio de reutilização. A logística reversa é ainda, de maneira geral, uma área com baixa prioridade.
Isto se reflete no pequeno número de empresas que tem gerências dedicadas ao assunto. Pode-se dizer que estamos em um estado inicial no que diz respeito ao desenvolvimento das práticas de logística reversa. Esta realidade, está mudando em resposta a pressões externas como um maior rigor da legislação ambiental, a necessidade de reduzir custos e a necessidade de oferecer mais serviço através de políticas de devolução mais liberais. Objeto Material: Inputs e outputs gerados na linha de produção, ou seja, matérias primas e produtos acabados.
Objeto Formal: Indústrias
Hipótese Básica: Reduzir custos na linha de produção utilizando a Logística reversa, pois dentro da empresa os maiores custos e gargalhos são gerados na linha de produção. Pois na maioria das empresas a Logística reversa é utilizada já no produto final Hipótese Secundária: Realizar estudos no qual, seu principal objetivo seja otimizar custos na linha de produção
Objetivo Geral: Reduzir custos na linha de produção utilizando a logística reversa
Objetivo específico: Introduzir a logística reversa no setor de produção da