Logistica Reversa
Disciplina: LOGÍSTICA
Professor: Aluno: Alexandre da Silva Barbosa
ATIVIDADE ORIENTADA – RESUMO – LOGÍSTICA REVERSA NUMA EMPRESA DE LAMINAÇÃO DE VIDROS
Resumo
A empresa em que foi desenvolvido o estudo de caso localiza-se no estado de São Paulo responsável pela produção do PVB (polivinilbutiral) O PVB é utilizado como uma película de proteção intercalada nos vidros de automóveis, carros e aviões.
Em resumo, a empresa trabalha com uma gama diversificada de produtos. Os clientes desta empresa realizam a laminação dos vidros a partir do produto acabado. Isto consiste em submeter o conjunto Vidro-PVB-Vidro a elevadas condições de pressão e de temperatura, conseguidas por meio de uma autoclave (equipamento que possui funcionamento similar a uma panela de pressão comum). No final, sobram as rebarbas deste processo, as quais são denominadas aparas.
Estas aparas eram descartadas pelos beneficiadores de vidro sendo assim não sendo reutilizada novamente. A responsabilidade ecológica foi imposta via exigências de se cumprir normas internacionais como a ISO 14000. A questão financeira apareceu devido à vantagem competitiva que poderia ser obtida com a redução de custo na cadeia produtiva como um todo.
Inicialmente, isso era motivo unicamente de preocupação do cliente. A partir do instante em que o descarte das aparas ficou sendo de responsabilidade da empresa em estudo, o cenário alterou-se e a empresa decidiu desenvolver estudos para a adoção de práticas de Logística Reversa na reutilização das aparas geradas pelos seus clientes no processo produtivo.
Esses estudos mostraram que haveria a possibilidade de se oferecer descontos aos clientes que participassem do processo de Logística Reversa. Foi estimado também que as vantagens ainda poderiam ser maiores se fosse negociada uma política de fretes de retorno mais apropriada. Após o mapeamento e entendimento dos principais (macros) processos da empresa, a próxima etapa é a definição das