LOGISTICA REVERSA
1. Produto pesquisado Alumínio
2. Classificação do produto
Bens duráveis; Os bens duráveis são bens ou produtos tangíveis que não se deterioram facilmente, ou seja, possuem maior durabilidade e possibilidade de reaproveitamento. Além de possuírem maior utilidade, já que duram muito mais tempo que os comuns, daí a titulação de “durável”, podemos citar como exemplo: Casa, automóvel, etc. Bens semiduráveis; São bens e produtos tangíveis que são consumidos e se desgastam com o uso, aos poucos vão perdendo sua utilidade. Podemos citar como exemplo: Roupas, sapatos, etc. Bens não duráveis; São produtos tangíveis que são feitos para consumo imediato. Podemos citar por exemplo: Os alimentos, chocolate, sorvete, etc.
2.1 Classificação do produto pesquisado O alumínio é um bem durável, ele é classificado dessa forma pois, possui um valor agregado relativamente alto e pode ser reaproveitado durante todo seu ciclo de vida. Podendo ser comercializado em diversas formas, além de ser o metal mais jovem usado em escala industrial. O alumínio é obtido através da mineração da Bauxita, só após sua retirada é passado pelo processo de refinaria e redução. As reservas de bauxita brasileiras possuem uma excelente qualidade além estarem entre as maiores do mundo. Segundo a ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) uma das vantagens do alumínio é a facilidade com que ele pode ser transformado. Atualmente o Brasil lidera mundialmente a reciclagem de alumínio, em 2011 o País atingiu o recorde de reciclagem de latas de alumínio, alcançando recorde de 98,3% das embalagens consumidas. Crescendo ainda mais com o passar dos anos. A reciclagem do alumínio é um diferencial de acordo com a ABAL, já que ele não perde suas propriedades físicas/químicas, principalmente quando estão em
2
forma de embalagem de bebidas. Outro fato interessante sobre o alumínio é a economia de energia na produção, pois utiliza apenas 5% de energia necessária para sua produção primária.
3. Fluxograma do