logistica reversa
No processo de logística reversa, a comercialização de um produto não se encerra na sua entrega ao cliente – o momento do consumo, pelo contrário, é seu ponto de partida, formando assim um ciclo.
Quer entender mais sobre este conceito que pode fazer a diferença na sua empresa? Confira!
Afinal, o que é logística reversa?
Estudiosos da área definem a logística reversa como o processo de planejamento, implementação e controle de um modo eficiente e eficaz:
Do retorno e da recuperação de produtos;
Da redução do consumo de matérias-primas;
Da reciclagem, substituição e reutilização de materiais;
Da dispensa de resíduos;
Da reparação e refabricação de produtos.
Neste sentido, a ideia é fazer com que produtos, embalagens e materiais que seriam descartados retornem ao processo de produção, evitando uma nova utilização de recursos naturais e um consumo em excesso indevido. Esta consciência sustentável já é aplicada em novos modelos de produção. Há empresas que adotam um tamanho menor em suas embalagens – sem afetar o conteúdo – para que gerem menos lixo. Outras pensam a montagem de seus equipamentos a partir da facilidade da desmontagem, com o intuito de reciclá-los; fora as que já inserem materiais reciclados na confecção de novos produtos. Além do refinamento da imagem da empresa, devido à sua preocupação ambiental, esta vertente da logística também proporciona um melhor potencial econômico: o que é considerado lixo hoje, se bem empregado, pode valer dinheiro amanhã.