logistica reversa
A População vem a cada ano aumentando seus hábitos de consumo. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) mostrou que houve um aumento significativo no consumo de bens considerados de luxo. O que esta contribuindo para esse aumento das compras são: as facilidades de pagamento, acessibilidade, variedade de produtos, inovação continua, status e impulso, consequentemente a quantidade de descarte aumenta devido a obsolescência acelerada dos produtos.
O aumento do custo de vida é maior que a renda mensal das famílias e com isso necessitam de duas fontes de renda, tendo assim menos tempo para ir às compras. Consequentemente, há uma maior exigência em termos de qualidade e serviços. Porém, a competitividade, somados a essa expectativa dos clientes, faz com que o ciclo da vida dos produtos seja cada vez mais curto. (MARTEL; VIEIRA, 2010).
A cada dia que passa os consumidores esperam que suas necessidades sejam atendidas a um preço justo e com alto nível de qualidade. Eles estão melhores informados e mais exigentes, forçando uma mudança nos mercados, sejam industriais ou de prestação de serviço. (MOURA, et al, 2003).
Com isso a logística evolui constantemente para adaptar-se, pois além de todas as informações e exigências o consumidor quer sempre estar atualizado, mas ao mesmo tempo se preocupando com as questões ambientais.
A sociedade adquiriu uma visão ampla sobre esse assunto, e passou a se preocupar com os impactos que as empresas podem causar pelas suas atividades praticadas. De acordo com GUARDINIERE (2013, p. 20 e 21):
As empresas por sua vez tornaram-se alvos de protestos ambientalistas da mídia de tragédias ambientais. Aos poucos aflorou na sociedade uma nova conscientização, passando esta a cobrar dos governos e empresas um posicionamento mais responsável quanto as questões ambientais.
O problema apontado no trabalho é a maneira como é feito o descarte dos tênis pela empresa, em caso