logistica reversa
Graças ao Sistema de Gestão Ambiental, adotado há duas décadas em todas as unidades fabris da companhia, atualmente 99,05,% dos subprodutos gerados no processo de fabricação de bebidas da Ambev são reaproveitados. Ou seja, praticamente não existe "lixo" residual da operação das fábricas da empresa. Nos últimos dez anos, a companhia diminui em 81% a quantidade de resíduo gerado nas unidades fabris, reduzindo assim a utilização de aterros e agregando valor aos subprodutos gerados.
O bagaço do malte, por exemplo, é destinado à alimentação de gado; o fermento é usado na composição de aromatizantes, assim como a levedura; a terra infusória chega a ser aproveitada na fabricação de tijolos; a polpa dos rótulos vai para reciclagem de papéis; o lodo das Estações de Tratamento de Efluentes se transforma em fertilizante orgânico; entre outros exemplos. A unidade fabril de Manaus atingiu o marco de 100% de reaproveitamento em 2012, um verdadeiro benchmark.
Ambev Vidros
Outra conquista da companhia em prol do reuso de materiais recicláveis é a Ambev Vidros, unidade voltada à fabricação de garrafas construída em 2008 que se tornou a maior recicladora de cacos de vidro na América Latina.
- Atualmente, 75% da matéria prima utilizada é formada por cacos de vidro oriundos de outras unidades da Ambev e de cooperativas parceiras.
- De cada dez garrafas produzidas, cerca de sete são fabricadas totalmente com material reciclado.
- Essa reciclagem de vidro resulta para a Ambev em uma economia de 30% de energia para a fusão dos fornos.
- 100 mil toneladas de material virgem deixam de ser consumidas anualmente.
- Unidade é pioneira no uso de biogás no forno de fusão, como recicladora. O gás é proveniente da estação de tratamento de efluentes da fábrica de bebidas da Ambev próxima.
- Graças à substituição de gás