logistica reversa
A logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.) Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas, As industrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.
Por isso, tanto a logística reversa quanto a logística verde, ambas se preocupam muito com a reutilização dos produtos e sempre pensando na otimização de produtos que são desperdiçados e jogados em ambientes que não são próprios para isso. Por isso a campanha cresce cada vez mais para que o material não utilizado volte para o local de origem, uma forma muito eficaz hoje que temos e o sistema do correio, onde a caixa volta a origem quando um cliente não decide mais ficar com a mercadoria
Em sabias palavras :Quem produz deve se responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto que eles causam.
Nos estados Unidos, as pessoas normalmente têm duas ou três garagens em casa, sendo uma dela de função principal, acabaram virando depósito de lixo, entulhos, e matérias que não e utilizado em casa, ou equipamentos abandonados.
Podemos destacar também, logística reversa e a estratégia que, permite um aumento de participação da empresa no mercad. A conscientização e a destinação ambiental adequada de um produto pode trazer, a esse consumidor.
A Logística