logistica reversa
Atualmente o termo logística reversa tem ganhado grande destaque no meio empresarial, e sem demora transformou-se em uma ferramenta administrativa utilizada por grande e pequenas empresas que trabalham com embalagens recicláveis ou produtos que poderão ser coletados para serem reutilizados, um meio sustentável e dinâmico que acaba não só ajudando o meio ambiente mas também ensinando para quem consome a ter o cuidado de não descartar a sua embalagem ou produto em qualquer lugar. Tal logística tem sido usada por varias outras empresas que espalharam sua ideia logica de embalagem sustentável.
Apesar de a logística reversa estar se destacando na atualidade como uma boa ferramenta de gestão, esta não é uma pratica nova visto que os fabricantes de bebidas já a praticam há anos, pois estas empresas trabalham com o gerenciamento do retorno de embalagens (garrafas), desde os pontos de vendas ate os centros de distribuição.
De acordo com Guimaraes (2009) a logística reversa tem como objetivo o retorno de produtos pós-consumo e dar um destino final a eles, de forma a não agredir o meio ambiente. A logística reversa permite a reciclagem, reuso e desmanche de produtos a fim de reutilizarem em outros processos na cadeia de produção. Neste contexto pode se dizer que a utilização de tais processos além de ajudarem com a preservação do meio ambiente geram retornos consideráveis para as organizações uma vez que o reaproveitamento de materiais e reciclagem gera economia de custos com embalagens.
De forma simples, os objetivos da logística reversa são a redução da poluição no meio ambiente ocasionada pelo descarte de produtos pós-consumo em locais inapropriados, reduzir os desperdícios com insumos, utilizando cada vez mais a reutilização e reciclagem de produtos. E também gerar desenvolvimento sustentável, minimizando problemas ambientais. Ela também pode agregar valor e prestigio a imagem da empresa uma vez que os consumidores atuais andam cada vez mais