Logistica Reversa
A melhor definição de Logística Reversa seria “ Apoio ao ciclo da vida”. Instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação. A logística reversa auxilia no planejamento do ciclo de reciclagem tendo retorno financeiro .
Em 2010 foi criado uma lei nacional sobre resíduos sólidos. A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 regulamentada pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Entre os conceitos introduzidos em nossa legislação ambiental pela PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a logística reversa e o acordo setorial.
Ciclo e Logística Reversa
São toneladas de dinheiros jogados foras por ano por causa da forma inadequada de descarte do lixo, fora a degradação do meio ambiente, causada por conta dos maus causados pela decomposição de insumos, que poderiam virar renda e trabalho.
Empresas visionarias enxergam no que é lixo grandes possiblidades e uma grande fonte de renda. Essas empresas praticam a logística Reversa , conscientizando a população, praticando o bem e trazendo trabalho.
A produção de insumos é grande para poder abastecer o consumo exorbitante da população, porem muitos não sabem como fazer o descarte correto desses ou até mesmo não tem um incentivo. Mas depois da criação da Lei nº 12.305 criada em 2010 empresas de grande destaque no mercado criaram métodos para incentivar o consumidor a fazer o ciclo acontecer. Através de postos de coletas em mercados e propagandas foi criado um marketing de boa conscientização para fazer acontecer .