logistica reversa
O objetivo principal da logística reversa é o de atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é do "berço à cova" ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam. Assim, as empresas organizam canais reversos, ou seja, de retorno dos materiais seja para conserto ou após o seu ciclo de utilização, para terem a melhor destinação, seja por reparo, reutilização ou reciclagem: 3R.
A finalidade é possibilitar a utilização das sobras do processo de produção, bem como retirar do local aquilo que não tenha aproveitamento, deixando a área livre e desimpedida. Um subproduto do processo de fabricação e logística é o refugo. Se esse material não puder ser utilizado para produzir outros produtos, deve ser removido de alguma maneira. Qualquer que seja o subproduto, a logística é responsável por seu manuseio,transporte e armazenamento.
Os objetivos principais da logística reversa são reduzir a poluição do meio ambiente e os desperdícios de insumos, assim como a reutilização e reciclagem de produtos. Várias empresas como supermercados, indústrias e lojas descartam grandes volumes de material reciclável como papel, papelão, pallets de madeira, plástico, entre outros resíduos industriais, que possuem um grande potencial de reutilização ou reciclagem (FELIZARDO, J.M. et al, 2002).
Se uma empresa resolver adotar o desenvolvimento sustentável, acaba estimulando toda a cadeia de valor da logística, principalmente o fornecedor de insumos, que deverá se adequar a nova exigência do produtor/consumidor – que quer passar a imagem de empresa ecologicamente correta –, e acaba tornando-se também uma empresa fornecedora de tecnologia limpa, gerando uma boa imagem no mercado consumidor, para ambas empresas.
Como por exemplo, uma empresa fornecedora de energia ao invés de produzir energia elétrica utilizando