Logistica Reversa
BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
Logística reversa na construção civil
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
Logística reversa na construção civil
Trabalho realizado para a disciplina de Tecnologia de Transportes sobre a Logística Reversa na Construção Civil com a finalidade de explicar o processo, seus benefícios e principais dificuldades encontradas para a implantação do mesmo no cenário brasileiro atual.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
SUMÁRIO
Lista de Figuras
Logística reversa na construção civil.
1 Introdução
A logística reversa na construção civil vem se tornando uma tendência no Brasil, mas em países da Europa, em especial Portugal, o assunto já é uma realidade onde 60% dos restos da construção civil voltam aos fabricantes que têm o dever de destiná-los corretamente.
No Brasil a logística reversa vem ganhando força, começando pelas embalagens de agrotóxicos usados no plantio e cuidado de lavouras da zona rural e avançando para outros setores da economia, entre eles a construção cível. Mesmo com a necessidade de novas visões, a logística na construção civil no Brasil ainda responde apenas a 1% de reaproveitamento dos resíduos das obras.
Atualmente existe uma preocupação constante nas organizações públicas e privadas, que se sustentam em “6 pilares” de apoio interligados entre si, que são os problemas ambientais, os problemas de saúde pública, a superlotação dos aterros sanitários, a escassez dos recursos naturais, as questões políticas e o cumprimento das legislações ambientais no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
A logística reversa aborda a recuperação, a reciclagem e aplicação dos produtos (resíduos sólidos) de construção civil, embalagens entre outros materiais, desde o ponto de consumo até o local de origem, a disposição e o descarte destes resíduos em local