Logistica reversa natura
NATURA
Logística Reversa
A logística reversa
Logística reversa, lida com os aspectos de retorno dos produtos, embalagens ou outros materiais utilizados no processo produtivo. Coloca em prática a reutilização de embalagens, economia na produção e evita consequências ambientais, além disso, a adoção de práticas de logística reversa faz com que a empresa que as adota ocupe posição diferenciada no mercado.
O alvo da logística reversa é o cuidado com o produto após a sua utilização, a fim de promover sua reutilização, diminuindo custos e impactos ambientais. Já que, o resíduo industrial é um dos mais graves problemas ambientais .
A NATURA
Natura é uma empresa brasileira que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil .
Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, após abrir uma loja e uma pequena fabrica no bairro da Vila Mariana em São Paulo.
Está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamados na empresa de "colaboradores", atingiu 7.000 em 2013 e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Em 1974 a empresa deixa de oferecer seus produtos em lojas e passa a vendê-los no modelo de venda-direta.
Busca criar valor para a sociedade como um todo, gerando resultados integrados nas dimensões econômica, social e ambiental.
A LOGISTICA REVERSA NA NATURA
Desde sua fundação a Natura adota a sustentabilidade como diferencial, sendo pioneira na utilização de refis para alguns produtos reduzindo em 30% seus custos de fabricação A empresa Natura é pioneira também na utilização em larga escala de plástico verde na indústria cosmética. Este plástico é feito a partir do etanol da cana-de-açúcar, matéria-prima de fonte renovável, e é o primeiro polietileno verde certificado do mundo, possui propriedades idênticas às do plástico petroquímico, com a