Logistica Reversa do botijão de gás
2 – JUSTIFICATIVAS
2.1 – RELEVÂNCIA: Como a logística reversa trouxe redução de custos e a valorização dos clientes para com a empresa.
2.2 – IMPORTÂNCIA: A abordagem agrega um significante valor para que outras empresas de vários setores possam adotar o mesmo processo logístico.
2.3 – VANTAGENS: - Redução de custos; - Valorização do Produto/Marca; - Relação com meio ambiente (Sustentabilidade); - Qualquer botijão pode ser aceito no momento da compra (marcas diferentes), desde que seja do mesmo peso; - Criação dos pontos de destroca; - Maior segurança (Devido a necessidade de testes).
DESVENTAGENS: - Problemas com botijões, devido ao re-uso, apesar da validade de 15 anos; - Necessidade do botijão vazio para que seja efetuada a venda; - Necessidade do botijão vazio para o pedido de carreta com cheios; - Necessidade de testes e re-qualificação dos botijões.
Para Leite (2003), “o objetivo econômico na logística reversa do pós-consumo visa resultados financeiros ocasionados pelas economias obtidas em operações industriais com aproveitamento de matérias- primas secundárias obtidas através dos canais reversos de reciclagem, ou da revalorização do bem nos canais reversos de reuso e de remanufatura. Os ganhos financeiros e econômicos gerados por preços inferiores de matérias-primas recicladas ou matérias-primas secundárias reintegradas ao ciclo de produção.”
Ademais, pode-se destacar que a redução do consumo de energia e investimentos para a obtenção de matéria-prima nova possibilita, de maneira direta e indireta, rentabilidade aos agentes comerciais em todas as fases dos canais reversos.
Dessa forma, o bem em condições de utilização poderá ser comercializado nos mercados de segunda mão, caso contrário, se não for possível a sua reutilização será encaminhado ao desmanche para que seja possível o aproveitamento de partes do bem, como peças e acessórios