logistica reversa cap 5 e 6
Uma anamnese cuidadosa colhida com o paciente pode Alertar a equipe sobre uma possível reação. Pacientes com história de alergia são mais propensos a sofrer reações adversas ao contraste. Devem ser incluídas as seguintes perguntas ao paciente:
1. Você é alérgico a alguma coisa?
2. Você já teve febre do feno, asma ou urticária? 3. Você é alérgico a algum remédio? 4. Você é alérgico ao iodo? 5. Você é alérgico a algum tipo de comida? 6. Você está tomando Glucophage no momento? 7. Você já realizou exames radiológicos que precisaram de injeção intravenosa ou intra-arterial? Uma resposta positiva a qualquer dessas perguntas alerta à equipe para um aumento na probabilidade de reações.
Pacientes com maior potencial para apresentar alergias ou reações aos meios de contrastes são chamados de hipersensíveis ao iodo. Por isso os médicos radiologistas prescrevem um tratamento prévio com antihistamínicos e corticóides, para aumentar o grau de aceitação do organismo à droga.
Em todo exame contrastado que é necessário usar meio de contraste iodado, é imprescindível que o paciente responda um questionário previamente preparado, que é encontrado em todos os departamentos radiológicos, onde são feitas perguntas para analisar históricos alérgicos do mesmo.
As principais contra indicações para o uso desse meio de contraste são o hipertireoidismo manifesto e a insuficiência renal.
OS EFEITOS COLATERAIS MAIS FREQÜENTES NO USO DOS CONTRASTES IODADOS PODEM SER: 1.Leves: sensação de calor e dor, eritema, náuseas e vômitos. Sendo que os dois últimos não são considerados reações alérgicas. 2.Moderados: urticária com ou sem prurido, tosse tipo irritativa, espirros, dispnéia leve, calafrios, sudorese, lipotímia e cefaléia.
3.Grave: edema periorbitário, dor torácica, dispnéia grave, taquicardia, hipotensão, cianose, agitação, contusão e perda da consciência, podendo levar ao óbito.
Náuseas e vômitosOferecer