Logistica - planejamento estrategico
Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
O Planejamento Estratégico é também uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando um maior grau de interação com o ambiente. Trata-se de um processo contínuo, composto de várias etapas, durante o qual são definidos e revisados os principais elementos que compõem o planejamento: a missão da organização, a visão de futuro, os atributos de valor, os objetivos, as metas, os indicadores e as iniciativas estratégicas. Muito distante de ser um processo estanque ou momentâneo, possui um dinamismo que exige um acompanhamento constante e revisões periódicas.
O planejamento estratégico é um instrumento esclarecedor quanto: * à Missão: para que servimos, qual é a nossa razão de ser / existir; * à Visão: enquanto instituição, onde queremos chegar; * aos Valores: quais são as nossas premissas quanto às atitudes para alcançar a nossa visão; * à Estratégia: como faremos para alcançar a nossa visão e como desdobraremos a estratégia, quais as grandes ações que precisam ser conduzidas e que irão compor a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos.
Quais os objetivos do Planejamento Estratégico?
Com o desenvolvimento de processos, técnicas, procedimentos administrativos, a organização tem uma análise da situação atual, facilitando a tomada de decisões futuras de modo mais rápido, coerente, eficaz e eficiente. Ele proporciona um direcionamento aos esforços que a organização desenvolverá para melhorar a qualidade dos seus serviços. O exercício sistemático do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisório e, consequentemente, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos,