logistica no brasil
1.1 O Crescimento do mercado brasileiro
O Brasil será o quinto maior mercado consumidor do planeta em 2020, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.
De 2010 até 2020, o mercado consumidor brasileiro vai crescer, e muito: passaremos de 2,3 trilhões de reais para 3,5 trilhões gastos pela população em coisas como moradia e escola até cosméticos e comida.
O Brasil apresenta um mercado interno que não para de crescer, a classe C dominante hoje, apresenta média de crescimento de 14% em 10 anos, composta por 94,9 milhões de pessoas e representando 52% da população brasileira. Na última década, 35 milhões de pessoas ingressaram na classe C.
1.2 Principais Estados e cidades com alto índice de crescimento
São Paulo
São Paulo é a capital que mais deve ver o consumo crescer. Para se ter uma idéia, até 2020 o valor das vendas apenas de produtos para cabelo na capital paulista vai crescer o dobro do que na França inteira. A capital comercial do Brasil deve ter um acréscimo de vendas de 61,1 bilhões de reais até lá.
Cidades ao redor da metrópole também vão crescer: Guarulhos cerca de 5,7 bilhões de reais, São Bernardo do Campo, 5,3 bilhões, e Osasco, até 5,1 bilhões.
Já no interior do estado paulista, Campinas é a cidade que mais vai oferecer crescimento (3,9 bilhões). No litoral, Santos não fica tão atrás, com um crescimento previsto de 3,1 bilhões de reais para o período.
Rio de Janeiro
A capital carioca vai colaborar com esse crescimento, até o fim desta década, os brasileiros deverão consumir tanto macarrão quanto os italianos. E o consumo de cerveja, que era metade do alemão em 2005, será três vezes maior. No Rio de Janeiro as vendas devem passar por um acréscimo de 37,4 bilhões de reais. Na região metropolitana, Nova Iguaçu (2,7 bi) e São Gonçalo (2,5 bi), seguidos de perto por Duque de Caxias (2,4 bi), também merecem destaque.
Entre as cidades mais