LOGISTICA MIITAR
2367 palavras
10 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINAGRUPOS DE ESTUDOS LOGÍSTICOS
A LOGÍSTICA MILITAR
Iuri Rafael Destro
Marcela Pellegrin Lopes
Introdução
Este trabalho tem como propósito o estudo sobre as origens do conceito da
Logística, como também sobre dois momentos do século XX em que ela foi decisiva em conflitos militares de extrema importância para o rumo de nossa história.
Origem da Logística
A palavra francesa Loger significa alojar. Segundo Souza (2002), a Logística originou-se na França do séc. XVIII, onde o Marechal de Lógis tornou-se responsável pelo suprimento de transporte de material bélico nas batalhas, sendo que o primeiro general a utilizar o termo foi Von Claussen, de Frederico da Prússia.
A inteligência americana, com a consultoria de professores da Harvard, estudou mais a fundo a Logística, para sua melhor utilização na participação americana na II Guerra
Mundial. No pós-guerra, estes consultores tornaram-se os primeiros professores da disciplina Logística Empresarial em Harvard, nos anos 50.
Na literatura, uma menção valorosa para A arte da Guerra. Texto militar escrito no século 6 A.C. , pelo general Sun Tzu. Trata-se da obra mais antiga que se tem notícia sobre estratégias de batalha, foi fonte de inspiração para os estudos militares ao longo da História.
Traduzida por um monge francês no século XVIII, teve grande influência sobre as decisões estratégicas de Napoleão Bonaparte durante sua conquista sobre a Europa, pelo exército francês e alemão durante a I Guerra Mundial e na Operação Tempestade no
Deserto.
As estratégias de Sun Tzu para A Arte da Guerra também foram utilizadas como base para outros textos de ordem econômica, logística e desportiva. A obra tem sido de particular influência em ambientes de extrema competição, em especial por altos executivos japoneses e americanos, e em competições de rugby.
Operação BARBAROSSA: O Fracasso Logístico
Invasão da Alemanha Nazista à Rússia, em 1941.
Status do