logistica hospitalar
LOGÍSTICA HOSPITALAR
GESTÃO DE ESTOQUE NAS FARMÁCIAS HOSPITALARES
MARINGÁ
2013
SARAH SIGORA DA SILVA
GESTÃO DE ESTOQUES EM FARMÁCIAS HOSPITALARES
Projeto de pesquisa apresentado ao Centro Universitário de Maringá como requisito parcial para a obtenção da nota da disciplina de Metodologia da Pesquisa.
MARINGÁ
2013
SUMÁRIO
1.1TEMA 4
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
1.2JUSTIFICATIVA 4
1.4 Objetivo Geral 4
1.4.1 Objetivos Específicos 5
2-PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5 6
4- REFERÊNCIAS 6
1- INTRODUÇÃO
Antigamente as empresas hospitalares não se importavam muito com a gestão de estoque de materiais contidas nas mesmas. Assim, em busca de redução de custos a logística passou a tomar uma grande importância na administração de medicamentos em farmácias dentro de hospitais.
As farmácias hospitalares representam uma grande parcela de custos de um hospital, pois há a necessidade de se obter um grande número de estoque para atender os pacientes. A falta desses medicamentos envolvem a vida de um paciente e a sobra desses medicamentos comprometem a sobrevivência do hospital, devido ao fato de do alto custo de se manter estoques.
A logística é muito importante para o bom funcionamento dos hospitais, ainda mais se tratando de estoques altos como é nesse caso. O objetivo desse estudo e da logística nas farmácias hospitalares é obter a redução de custos totais gastos pela empresa utilizando ferramentas logísticas e administrativas sem prejudicar o bom funcionamento do hospital e pacientes.
1.1 TEMA A importância da gestão de estoque em farmácias hospitalares.
1.2 PROBLEMA DE PESQUISA
Como reduzir custos desnecessários em farmácias hospitalares utilizando a gestão de estoque sem prejudicar o funcionamento do