Logistica Fábrica Lips Sorvetes
Em 1991, os fundadores da Lip's Sorvetes Ltda até então proprietários de uma quitanda de frutas e legumes receberam um pedido de uma cliente: “por favor, eu gostaria de tomar sorvete”. Foi a partir deste pedido que surgiu a ideia original. Neste mesmo ano, os empreendedores fizeram um levantamento e identificaram que não existia uma sorveteria na região de Guaianazes, bairro de São Paulo, nem tão pouco uma fábrica que pudesse fornecer nesta região.
Assim, iniciaram o processo de produção de sorvetes quase 100% manual, em um espaço com um pouco mais de 10m². De inicio colocaram o sorvete a venda apenas na quitanda de propriedade deles, para verificar a aceitação do publico, e com a grande aceitação vislumbraram um novo mercado. Começaram a vender os picolés para caixeiros viajantes que vendiam os produtos nos trens. Com o passar dos anos foram se expandindo os tipos de clientes, e passaram a atender cantinas escolares, pequenos comércios, lanchonetes, distribuidora de doces, mercados regionais e salões de festas.
A empresa expandiu suas atividades, aumentando a linha de produtos comercializados e a área de atuação.
O Sorvete
Diversas são as versões sobre o surgimento do sorvete, porém os registros mais antigos encontrados indicam que seu nascimento na China de 4000 anos atrás e que após a sua criação foi levado pelos árabes para o ocidente.
No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época, não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: "SORVETES - Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44. Deu tão certo que em 2002, a ABIS (Associação Brasileira da Indústria e do Setor do Sorvete)